SOBRE O YOGA INTEGRAL
"Nada pode ser ensinado à mente que já não esteja secretamente encoberto como conhecimento potencial pela alma que desabrocha.
Do mesmo modo, toda perfeição de que o ser humano exterior é capaz, é apenas a realização da perfeição eterna do espírito em seu interior.
Conhecemos o Divino e tornamo-nos o Divino porque já somos Ele em nossa Natureza secreta.
Todo ensinamento é uma revelação, todo devir é um desvelar.
A autodescoberta é o segredo; o autoconhecimento e uma consciência cada vez mais ampla são os meios e o processo."
Sri Aurobindo
Trecho retirado do livro "A Síntese do Ioga - Os Princípios do Ioga Integral para a Plenitude e Unidade do Ser e da Existência"
Sri Aurobindo; tradutora Aryamani (Auroville - Índia) Ed. Pensamento, 2021.
Aravind Ackroyd Ghose, também conhecido como Sri Aurobindo (1872-1950), foi poeta, pensador, yogue e mestre espiritual indiano. Junto com Mira Alfassa (a Mãe) (1878-1973), sintetizou e integrou os modos de consciência do Oriente e do Ocidente, formulando os princípios do Yoga Integral.
O Yoga Integral apresenta uma fusão e uma atualização dos tradicionais estilos de Yoga, como o Raja Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga, o Hatha Yoga e o Tantra Yoga.
O seu objetivo é o desenvolvimento integral do ser humano, nos níveis pessoal, social, cultural e ecológico, assim como o livre progredir, em vez de fixação de um método determinado: a proposta é que cada indivíduo encontre e desenvolva o seu movimento e o seu ritmo em sua prática cotidiana, para, assim, encontrar a harmonização do existir a partir dos aspectos naturais da sua própria essência.
Desta forma, o Yoga Integral traz um movimento natural e profundo de transformação através da percepção de você com você mesmo, de você com o outro e de você com o Todo. (Fonte: Yogaia Brasil).